sexta-feira, 20 de julho de 2007

"Moholoholo Wildlife Rehabilitation Centre"
Africa do Sul
A estrada por onde seguíamos - a R40 -, tem um desvio obrigatório para a R531. A 20Km a sul de "Hoedspruit", já na província do Limpopo, encontramos um sinal com a inscrição: "Moholoholo Wildlife Rehabilitation Centre". Trata-se de uma reserva privada, fruto do trabalho e do empenho de um único homem -Brian Jones-, que transformou a sua vida numa cruzada, em prol da vida selvagem. Quando em 1992 Jones acolheu na sua propriedade uma águia real ferida devolvendo-a, posteriormente, ao seu "habitat" natural, estava lançado o mote para um dos centros de reabilitação de vida selvagem mais famosos da África do Sul. Aqui, chegam, diariamente, de todos os pontos do país, vários animais que, por vicissitudes várias, são encontrados feridos, doentes ou órfãos. O Centro, proporciona-lhes refúgio e tratamento, até à sua completa recuperação visando, primordialmente, a reintrodução no seu "habitat" natural.Numa breve nota de boas-vindas, Jones recebe pessoalmente os visitantes expondo a filosofia do seu projecto, os fins não lucrativos do mesmo e as dificuldades de manutenção com que se debate. O Centro sobrevive, principalmente, dos donativos que consegue angariar.Encontram-se aqui leões, leopardos, chetas, cães selvagens, e muitos tipos de aves de rapina, que chegam ao centro com ferimentos vários, ou mesmo em perigo de vida. Muitas aves chegam por ingestão de venenos. Estatisticamente, os sulfatos, utilizados na agricultura, são uma das causas principais dos envenenamentos.
O "Moholoholo Center" funciona essencialmente do trabalho voluntário. O Centro tem abertas inscrições permanentes a voluntários de todo o mundo, com idades superiores a 17 anos, não sendo exigida qualquer experiência prévia. Mediante o pagamento de um valor convencionado, os voluntários poderão ficar alojados, até 3 meses, no centro, integrando as equipes de tratadores, guias e veterinários que diariamente ali trabalham.
Um dos leões em recuperação e o seu tratador
É uma experiência única na vida, que nos foi transmitida com um entusiasmo contagiante por alguns desses jovens que ali se encontravam. Adoramos esta visita, pelo espírito e pela dedicação incondicional à causa que prossegue. Mais informações, poderão ser obtidas neste site. Ou então, para aqueles que queiram inscrever-se como voluntários Fotogr: CRV

Sem comentários: