terça-feira, 7 de agosto de 2007

Moçambique - Maputo

Habitado pelo povo "bantu", o território que corresponde hoje a Moçambique encontrava-se no passado estruturado em pequenos estados. Com os descobrimentos, os portugueses aportaram nestas costas durante mais de 300 anos. Só no início do século 19 se partiu à descoberta do interior, estabelecendo-se fronteiras definitivas na sequência da demarcação de territórios entre as grandes potenciais coloniais concorrentes em território africano, Portugal e a Coroa Britânica. Situado na costa leste de África, foi território colonial português até 1975, data em que adquiriu a independência, na sequência dos acordos de Lusaka. Com uma população actual, estimada em 20 milhões de habitantes, o país enfrenta um esforço de recuperação económica notável, na ordem dos 4,5% ao ano, estimando-se que em 2010 atinja os 6%, tendo sido considerado, pelo FMI, como um dos países com maior índice de recuperação económica do mundo.

Maputo-vista aérea

Maputo, a capital, mantém, de outros tempos, as avenidas largas e um conjunto de edificios gloriosos, de grandes dimensões, com fachadas tipicamente portuguesas.
Café Scala
Não é difícil imaginar como seria a cidade de antigamente. O movimento nas avenidas, as gentes, os locais de lazer, o Café Scala, o Tivoli, o Mercado Municipal. Quando passeamos pela cidade, parece que, por vezes, recuamos 40 anos e é impossível não sentir alguma nostalgia pelos tempos de outrora, quando Lourenço Marques era considerada uma das cidades mais bonitas e com melhor qualidade de vida do continente africano.
A antiga Av. da Repúblia, nos anos 60 Esta era a cidade das acácias. Sempre que floriam, caíam flores com tal abundância que o chão das avenidas ficava coberto por um tapete de flores encarnadas. Já não vemos as grandes acácias desses tempos. As fachadas encontram-se agora enegrecidas pelo tempo e deambulam grupos de desempregados pelas ruas, que nos abordam na esperança de transaccionar pequenos objectos artesanais, que adquirimos com o intuito de os motivar. Regressam profissões à muito extintas: os aguadeiros. Uma das fontes de rendimento de muitos desempregados é a venda de água fervida. Dado o valor elevado da água engarrafada, o negócio da venda de água fervida é rentável, numa cidade em que as deficientes condições de saneamento levaram as autoridades a declararem a água canalizada imprópria para o consumo. No centro, apenas as ruas principais estão devidamente alcatroadas, encontrando-se as secundárias com crateras imensas, o que as torna completamente intransitáveis. Apesar do quadro apresentar contornos graves a nível de infra-estruturas é, no entanto, visível um esforço geral de reabilitação e de modernização dos edifícios e das ruas.

A Avenida Marginal

Junto ao mar, toda a costa está repleta de moradias novas dando um ar de "distinta marginal " a toda essa zona da cidade.

Optámos por ficar no "Pestana Rovuma", um hotel que tem uma longa história associada. Até à independência, foi conhecido como "Prédio Funchal" e era utilizado como a Messe de Oficiais da Força Aérea Portuguesa, bem como, parcialmente, residência desses mesmos Oficiais.
Pestana Rovuma Maputo
Fotogr: CRV (excepto aéreas)

Sem comentários: