quarta-feira, 18 de julho de 2007

A Ligação Cabo-Cairo
Zimbabwe-"Victoria Falls Station"
A linha férrea Cabo-Cairo em Victoria Falls
Robert Louis Stevenson, escocês de nascimento, famoso romancista, poeta e escritor de roteiros de viagem, da segunda metade do séc: XIX, teria com certeza tido interesse em elaborar um roteiro desta zona de África, pelo fascínio que a mesma despertou na Inglaterra vitoriana, após os relatos de Livingstone. As possessões do Império Britânico em África estão na génese do projecto de construção da linha-férrea que liga (parcialmente) o Cabo ao Cairo. Cecil Rhodes, rico empresário britânico, colonizador e um dos fundadores da companhia de diamantes De Beers, foi um dos mentores deste projecto. O seu papel viria a revelar-se determinante na futura construção da ligação norte-sul africana. Rhodes, assegurou que os territórios centro-africanos permanecessem na posse da coroa britânica, permitindo assim a manutenção de um “red link” que uniria a rota Cabo-Cairo. A execução deste projecto era encarado como uma medida séria para a conservação dos territórios pois não só permitia uma unificação e uma mais fácil governação, como possibilitava uma rápida mobilização de tropas, no caso de convulsões pontuais ou mesmo em cenário de guerra. Os trabalhos tiveram início em 1902 contudo, instabilidades várias - as duas guerras com os Boers, o envolvimento da Coroa na 1ª e na 2ª Guerras Mundiais, a perca de controle de alguns territórios e a sua posterior independência -, atrasaram a concretização do trajecto que, na realidade, acabou por ficar apenas parcialmente concluído. Presentemente, dada a longa instabilidade política no Sudão, nunca se chegou a concluír, neste país, alguns troços do percurso, bem como outros, a norte, no Egipto.