segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Brasil - O Urubu de cabeça-vermelha

Surgiu, ao final da tarde. Imponente, com uma envergadura de asas que enchia o céu. Planou sobre os bancos de areia e as pedras do rio. Majestoso, em voos rasantes, observando-nos com a serenidade dos que cortam o vento com o calafrio da liberdade. A destreza dava-lhe reflexos na ponta das asas, entre o céu, de um modesto azul, e o sertão quente repleto de espigas que se alongavam até ao infinito da planície. Sobrevoou-nos em círculos, por diversas vezes. Curioso. Por fim, partiu como chegou. Distante, altivo, seguro.

A curiosidade fez-me tirar umas notas sobre a espécie. O urubu-de-cabeça-vermelha, encontra-se por toda a costa interior do Nordeste do Brasil. Habita campos, matas e bosques, optando por pousos tradicionais, em árvores da mata ribeirinha. Os locais de pernoita são, geralmente, comunitários, concentrando entre 20 e 30 aves da sua espécie.

Excelentes planadores, as asas podem atingir 1,80m de envergadura. Necrófagos, procuram as presas entre os voos que fazem sobre a vegetação e o solo. Conseguem a sustentação, mantendo as asas rígidas e virando o corpo de lado, parecendo, erradamente, que se encontram em voo errático. Só raramente batem as asas e, mesmo assim, só para iniciar o movimento do voo. Deslocam-se a grande altura, mantendo um perfil característico de voo.  O adulto possui a pele da cabeça nua e o pescoço vermelho, além de um escudo nucal branco, visível em boas condições de luz. Localiza as carcaças pelo olfacto, uma das poucas aves onde esse sentido é apurado. De forma ocasional, pode capturar e matar pequenos vertebrados, apanhados em voos rasantes. Nidifica no solo ou, mais raramente, em árvores ocas, protegidas por vegetação densa. A incubação, geralmente de 2 ovos, dura entre 38 e 41 dias. Perto dos 70 dias de vida, os juvenis iniciam os seus voos de treino.
Fotog: CRV©

Sem comentários: